Gestão Estratégica da Comunicação 
Gestão Estratégica de Marketing Digital 
MBA de Empreendedorismo e Inovação 


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Gestão Estratégica da Comunicação

 código da turma: 10a Turma (COM10) - campus: CENTRO 

Objetivo:  formar profissionais capazes de atuar no campo da comunicação de maneira integrada, entendendo a comunicação como um negócio a ser gerido sem a limitação da fragmentação das diversas opções profissionais: relações públicas, propaganda, jornalismo entre outras.

Ao final da pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação o aluno deverá estar apto a elaborar, avaliar e mensurar as ações de comunicação, promovendo soluções criativas e interagindo com as diversas áreas, gerindo a comunicação em veículos, agências, instituições ou empresas (públicas e/ou privadas).

Os alunos da pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação aprovam o curso, clique aqui



• Público-alvo  

• Diretoria  

• Coordenação  

• Disciplinas  

• Docentes  

• Investimento



INÍCIO
  19/04/2012
HORÁRIO
  3as e 5as das 19:00h às 22:00h
DURAÇÃO
  15 meses 360h
CAMPUS
  CANDELÁRIA 
* prazo previsto para conclusão







PÚBLICO-ALVO

Empreendedores e profissionais de todas as graduações envolvidos com gestão e comunicação em todos os setores empresariais.

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DIRETORIA

Diretor Acadêmico
Prof. Rodrigo Goecks, Mestre em Administração de Empresas (IAG PUC), Pós Graduado em Marketing (FGV), Graduado em Administraçao de Empresas (PUC) e Ciências Náuticas (Marinha do Brasil). Coach certificado pelo ICI (associado ao International Coaching Fedaration, EUA). Liderou equipes em marketing e vendas na Gafisa e L`Oreal. Foi Diretor de Marketing e Vendas na Embelleze (divisão profissional) e Diretor de Vendas na Niely (divisão consumo). Foi Sócio Consultor da Holos+K e Instituto de Vendas (alguns clientes: Unibanco, Dufry, Taiff, Petrobrás, Ikesaki, EBC). Atualmente é Sócio Diretor da Yenzah e IGEC.

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COORDENAÇÃO

Coordenador: Rodrigo Goecks
Curriculo: Mestre em Administração de Empresas (PUC), Pós-graduado em Marketing (FGV), Graduado em Administração de Empresas (PUC) e Ciências Náuticas (Marinha do Brasil). Liderou equipes de marketing e vendas na Gafisa e L’Oreal. Foi Diretor de Marketing e Vendas da Embelleze e Diretor de Vendas da Niely. É professor e diretor acadêmico do IGEC (Instituto de Gestão e Comunicação), Presidente da Yenzah, Beleza e Harmonia. É coach certificado pelo ICI (associado ao ICF – International Coaching Federation.

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CICLO COMUNICAÇÃO


Gestão de Produtos
Esta disciplina trabalhará aspectos decisórios de marketing como que produtos produzir e vender; que novos produtos acrescentar, equilibrando o portfólio de produtos, avaliando e administrando seu posicionamento. Trabalha também questões referentes ao Ciclo de Vida do Produto, buscando espaço privilegiado na mente do consumidor em um determinado mercado.

Assessoria de Imprensa
Como lidar com o cliente e com a mídia. A hora de promover e a hora de preservar o cliente. Press-releases, press-kit, mailing list, entrevista coletiva, cliping.

Teoria Geral da Comunicação
Essa disciplina aborda os conceitos básicos da comunicação – mensagem, emissor, receptor – no contexto de comportamentos, códigos e cultura, considerando estímulos, respostas e cognição para que se entendam os pilares de um processo de comunicação eficaz.

Processo Criativo
O mundo real não é formado de inspiração de gênios, mas de transpiração de profissionais que aliam técnicas comprovadas, dedicação e capacidade de traduzir a dinâmica do ambiente. O desafio da disciplina é desenvolver a capacidade de validar insigths e transformá-los em processos, desde o recebimento do briefing até a apresentação para o cliente de soluções diferenciadas e viáveis.

Gestão de Midia
Esta disciplina tem como objetivo preparar profissionais para a tomada de decisão sobre investimentos em mídia tradicional e em mídias inovadoras. Permitirá ao aluno analisar a eficiência e economicidade de um plano de mídia e apresentará as métricas mais utilizadas para avaliação da eficiência em mídia (cobertura, freqüência média eficaz, CPM, Click-Through etc.) além de um check- list que auxiliará ao gestor a levar em consideração todos os aspectos relevantes na aprovação de um plano de mídia.

Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
A oferta de profissionais habilitados a trabalhar diretamente ou em parceria com essa nova área de mercado ainda é escassa. O Terceiro Setor - a esfera de atuação pública, não estatal, sem fins lucrativos, no sentido comum – ainda se apresenta em estágio inicial à Sociedade Brasileira. A abordagem da disciplina pretende se voltar aos novos desafios da comunidade corporativa através da visão Social e Ambiental. Aplicação de debates e estudos de caso sobre o tema.

Marketing de Serviços
Considerado atualmente o setor de trabalho mais importante e complexo, é também o que mais cresce no mundo inteiro. Aqui o aluno aprende como uma Empresa de Serviço pode ser eficiente e competitiva com produtos não-tangíveis e encantar o cliente no setor que mais registra reclamações e descontentamento. Tendo como base o estudo dos 7 P’s o aluno aprenderá a desenvolver estratégias que diferenciam e destacam uma Empresa de Serviços em seu segmento de mercado.

Comunicação Corporativa
Discutir a função estratégica do processo de comunicação, abordando a importância do posicionamento e da formação da imagem institucional é o foco dessa disciplina, que pretende (i) explorar a teoria da convergência das imagens de marcas e institucional como fator de diferenciação da empresa junto ao mercado e (ii) abordar a nova natureza das marcas e da propaganda como agentes para a formação da imagem da empresa. O diferencial começa de dentro para fora e se sustenta na comunicação coerente e corretamente gerenciada.

Comunicação no PDV
Pesquisas mundiais comprovam que mais de 80% da decisão de compra do consumidor é feita no PDV. Técnicas tradicionais de comunicação visual já não estimulam à decisão. É necessário ir mais longe e transformar o ato de compra em vivência positiva, de acordo com as características de cada formato de varejo.

Orientação para o TCC - Plano de Comunicação
Nossa metodologia privilegia a visão sistêmica e a aplicação prática, ao substituir a tradicional monografia, por um Plano de Comunicação, aplicando os conhecimentos de cada uma das disciplinas durante o curso. A apresentação dos projetos desenvolvidos durante a disciplina de Planejamento de Comunicação é feita a uma Banca formada por professores que sejam profissionais de mercado. Os trabalhos são avaliados segundo critérios (aplicação de conceitos, metodologia na recomendação de estratégias, viabilidade de operacionalização) utilizados por empresas tanto contratantes como prestadoras de serviço.


CICLO EXPERIENCIAL


SuperCase
Um problema real será o desafio para a turma, dividida em grupos para disputar o desafio de apresentar a melhor solução integrada para o caso. Professores e profissionais do mercado formarão a comissão julgadora e talentos individuais e coletivos se revelarão, como um espelho da vida real, em contexto de grande dinamismo e motivação.


CICLO GERENCIAL


Inteligência de Mercado
O conhecimento do público-alvo permite entender e atender seus anseios e aspirações. Classificações tradicionais baseadas em dados “duros” revelam grandezas, mas não traduzem as percepções. Esta disciplina visa capacitar no gerenciamento do conhecimento, entender o que, como, onde e quando os conhecimentos são necessários. Muitas vezes, com um mínimo de recursos disponíveis dentro da organização, pode-se alavancar grandes resultados no relacionamento com o cliente e obter sua conseqüente satisfação e fidelização.

Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional
Gerir mudanças e desenvolver competências nos colaboradores é um desafio diário das organizações. Diante desta realidade, inúmeras pesquisas identificam a comunicação como o principal problema na gestão de mudanças e de pessoas. O papel do líder é essencial nesse processo. Motivação e comprometimento são a chave para a satisfação e, conseqüentemente, para os resultados positivos da organização. Esta disciplina pretende expandir o entendimento do comportamento humano, promovendo o entendimento da cultura organizacional e desenvolvendo a capacidade de gerir mudanças e pessoas.

Planejamento Estratégico e Marketing Estratégico
O entendimento do ambiente de mercado, tendências, conceitos e instrumentos de marketing consagrados, para análise e planejamento estratégico é fundamental ao gestor da área de comunicação, sem perder de vista a realidade do operacional da comunicação. O diferencial é transformar o dia a dia em um pensamento organizado voltado, para o contexto de negócios. Esta disciplina objetiva desenvolver a capacidade de planejamento e de “ver” estrategicamente.

Mídia Training e Redação Empresarial
Aplicação de técnicas de comportamento e comunicação com a imprensa. O objetivo é o de preparar o profissional para momentos de confronto e gerenciamento de crises. Conceitos como Imagem e Reputação devem trilhar caminhos para transformar a mídia e a sociedade em aliadas nas ações das empresas, por meio de uma política de diálogo, transparência e coerência. A qualidade redacional tem papel fundamental nesse processo e requer conhecimento especializado.

Empreendedorismo
O objetivo dessa disciplina é trazer para os alunos a experiências de empreendedores do mundo esportivo, suas idéias, conselhos e lições. Um encontro com pessoas que transformam o esporte em negócios bem sucedidos.

Conversão 3.0
Estamos na Era da Informação. Pesquisas mostram que consumimos semanalmente mais informação que uma pessoa normal assimilava em toda sua vida no século XVIII. Somos bombardeados por cerca de duas mil mensagens diferentes todos os dias, e gerir estas informações (seja para benefício do profissional, da empresa ou dos clientes) tornou-se requisito vital para a vida do gerente moderno. Este módulo irá ensinar como o profissional de marketing digital deve gerir a informação na empresa e maximizar a sua utilização de forma estratégica.

Antropologia e Comportamento do Consumidor
Compreender o comportamento do consumidor é ampliar o conhecimento de como a sua decisão de compra se processa de acordo com os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Essa disciplina é essencial aos gestores de marketing digital para identificar a relação entre necessidade, desejo e aspiracional. Possibilita conhecer como os consumidores reagem aos estímulos de acordo com seu estágio no ciclo de vida, com seus papéis exercidos, status e personalidade.

Redes Sociais
Muitos sites institucionais brasileiros são meros “brochureware”, e as intranets também são muito pouco exploradas no Brasil. Os portais corporativos podem ser aproveitados como fontes de informação e aprendizagem sobre clientes, funcionários, gerência e socialização do conhecimento, relacionamento com fornecedores e parceiros, comunicação e marketing interno, entre outros. O estudante verá como utilizar estes veículos para moldar um forte elo com seus diferentes públicos e, assim, ganhar vantagem competitiva.

Branding e Comunicação Integrada com o Mercado
O que impulsiona o valor de uma Marca? Porque algumas empresas viram ícones e conquistam legiónarios para suas marcas? Quais foram as estratégias de casos de sucesso e insucesso ? Nesta disciplina o aluno aprenderá a importância da construção estruturada de uma Marca como o ativo mais valioso de uma Empresa. Entenderá a diferença entre share of market, share of mind e share of heart e a importância da utilização das Técnicas da CIM para a sustentação da Marca a longo prazo.

Pesquisa e Inteligência de Mercado
A redução de riscos de investimento em ações de marketing para lançamento de uma nova marca, expansão de negócios ou avaliação de novos parceiros, tem como grande apoio todo o instrumental de pesquisa de mercado seja ele em nível qualitativo ou quantitativo. Como avaliar qual a melhor alternativa? O que se pode realmente obter de cada tipo de pesquisa? Como construir um briefing claro para o fornecedor de pesquisa? Como as conclusões das pesquisas podem sinalizar as oportunidades ou podem detectar potenciais problemas? São questões que essa disciplina pretende responder.

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DOCENTES

1000
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INVESTIMENTO