Gestão Estratégica da Comunicação 


home > pós graduação > próximas turmas

Gestão Estratégica da Comunicação

 código da turma: 10a Turma (COM10) - campus: CENTRO 

MATRÍCULAS ABERTAS PARA A 14a TURMA.

Objetivo:  formar profissionais capazes de atuar no campo da comunicação de maneira integrada, entendendo a comunicação como um negócio a ser gerido sem a limitação da fragmentação das diversas opções profissionais: relações públicas, propaganda, jornalismo entre outras.

Ao final da pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação o aluno deverá estar apto a elaborar, avaliar e mensurar as ações de comunicação, promovendo soluções criativas e interagindo com as diversas áreas, gerindo a comunicação em veículos, agências, instituições ou empresas (públicas e/ou privadas).

Os alunos da pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação aprovam o curso, clique aqui



• Público-alvo  

• Diretoria  

• Coordenação  

• Disciplinas  

• Docentes  

• Investimento



INÍCIO
  19/04/2012
HORÁRIO
  3as e 5as das 19:00h às 22:00h
DURAÇÃO
  15 meses (360h)
CAMPUS
  CENTRO 
* prazo previsto para conclusão







PÚBLICO-ALVO

Empreendedores e profissionais de todas as graduações envolvidos com gestão e comunicação em todos os setores empresariais.

 voltar ao topo 


DIRETORIA

Diretor Acadêmico
Prof. Rodrigo Goecks, Mestre em Administração de Empresas (IAG PUC), Pós Graduado em Marketing (FGV), Graduado em Administraçao de Empresas (PUC) e Ciências Náuticas (Marinha do Brasil). Coach certificado pelo ICI (associado ao International Coaching Fedaration, EUA). Liderou equipes em marketing e vendas na Gafisa e L`Oreal. Foi Diretor de Marketing e Vendas na Embelleze (divisão profissional) e Diretor de Vendas na Niely (divisão consumo). Foi Sócio Consultor da Holos+K e Instituto de Vendas (alguns clientes: Unibanco, Dufry, Taiff, Petrobrás, Ikesaki, EBC). Atualmente é Sócio Diretor da Yenzah e IGEC.

 voltar ao topo 


COORDENAÇÃO

Coordenador: Rodrigo Goecks
Curriculo: Mestre em Administração de Empresas (PUC), Pós-graduado em Marketing (FGV), Graduado em Administração de Empresas (PUC) e Ciências Náuticas (Marinha do Brasil). Liderou equipes de marketing e vendas na Gafisa e L’Oreal. Foi Diretor de Marketing e Vendas da Embelleze e Diretor de Vendas da Niely. É professor e diretor acadêmico do IGEC (Instituto de Gestão e Comunicação), Presidente da Yenzah, Beleza e Harmonia. É coach certificado pelo ICI (associado ao ICF – International Coaching Federation.

 voltar ao topo 


DISCIPLINAS

Inteligência de Mercado
O conhecimento do público-alvo permite entender e atender seus anseios e aspirações. Classificações tradicionais baseadas em dados “duros” revelam grandezas, mas não traduzem as percepções. Esta disciplina visa capacitar no gerenciamento do conhecimento, entender o que, como, onde e quando os conhecimentos são necessários. Muitas vezes, com um mínimo de recursos disponíveis dentro da organização, pode-se alavancar grandes resultados no relacionamento com o cliente e obter sua conseqüente satisfação e fidelização.

Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional
Gerir mudanças e desenvolver competências nos colaboradores é um desafio diário das organizações. Diante desta realidade, inúmeras pesquisas identificam a comunicação como o principal problema na gestão de mudanças e de pessoas. O papel do líder é essencial nesse processo. Motivação e comprometimento são a chave para a satisfação e, conseqüentemente, para os resultados positivos da organização. Esta disciplina pretende expandir o entendimento do comportamento humano, promovendo o entendimento da cultura organizacional e desenvolvendo a capacidade de gerir mudanças e pessoas.

Postura Consultiva e Prestação de Serviços
Seja como funcionário, autônomo ou proprietário de uma empresa, o profissional de comunicação precisa atuar como um consultor dos seus clientes, mesmo que o profissional seja tecnicamente excelente. O objetivo dessa disciplina é promover o entendimento do diferencial que a postura consultiva oferece, preparando o aluno para atuar como consultor. Esta disciplina irá estabelecer as bases, instrumentos, práticas e métodos das diversas etapas da Consultoria Organizacional, em um cenário de crescente valorização da Prestação de Serviços nos novos modelos de estruturas organizacionais.

Planejamento Estratégico e Marketing Estratégico
O entendimento do ambiente de mercado, tendências, conceitos e instrumentos de marketing consagrados, para análise e planejamento estratégico é fundamental ao gestor da área de comunicação, sem perder de vista a realidade do operacional da comunicação. O diferencial é transformar o dia a dia em um pensamento organizado voltado, para o contexto de negócios. Esta disciplina objetiva desenvolver a capacidade de planejamento e de “ver” estrategicamente.

Teoria Geral da Comunicação
Essa disciplina aborda os conceitos básicos da comunicação – mensagem, emissor, receptor – no contexto de comportamentos, códigos e cultura, considerando estímulos, respostas e cognição para que se entendam os pilares de um processo de comunicação eficaz.

Processo Criativo
O mundo real não é formado de inspiração de gênios, mas de transpiração de profissionais que aliam técnicas comprovadas, dedicação e capacidade de traduzir a dinâmica do ambiente. O desafio da disciplina é desenvolver a capacidade de validar insigths e transformá-los em processos, desde o recebimento do briefing até a apresentação para o cliente de soluções diferenciadas e viáveis.

Gestão de Contas
Esta disciplina visa capacitar o aluno a gerir uma conta-chave ou grupo de contas, desenvolvendo visão de foco em resultado a partir da estratégia de comunicação, trabalhando com ferramentas de acompanhamento e medição.

Gestão de Midia
Esta disciplina tem como objetivo preparar profissionais para a tomada de decisão sobre investimentos em mídia tradicional e em mídias inovadoras. Permitirá ao aluno analisar a eficiência e economicidade de um plano de mídia e apresentará as métricas mais utilizadas para avaliação da eficiência em mídia (cobertura, freqüência média eficaz, CPM, Click-Through etc.) além de um check- list que auxiliará ao gestor a levar em consideração todos os aspectos relevantes na aprovação de um plano de mídia.

Comunicação na Internet e Novas Mídias
Os desafios do mundo virtual e da comunicação interativa são imensos. Esta disciplina pretende desenvolver a visão das novas mídias como meio de comunicação. A discussão de caminhos e tendências para ações efetivas na web será levada à sala de aula, assim como temas relevantes sobre o limite da ética, o dimensionamento de investimentos e a aferição de resultados.

SuperCase
Um problema real será o desafio para a turma, dividida em grupos para disputar o desafio de apresentar a melhor solução integrada para o caso. Professores e profissionais do mercado formarão a comissão julgadora e talentos individuais e coletivos se revelarão, como um espelho da vida real, em contexto de grande dinamismo e motivação.

Assessoria de Imprensa e RP
É importante entender que o desafio é garantir que o lead seja de interesse de toda a cadeia, ou seja, imprensa-empresa-consumidor. Cabe ao Gestor de Comunicação harmonizar essas expectativas, com qualidade e compromisso com a ética. A disciplina apresenta os conceitos básicos da comunicação integrada e sua importância dentro das estratégias mercadológicas das campanhas de comunicação. Visa possibilitar a identificação das características, funções e aplicações das principais ferramentas de comunicação, tais como branding, propaganda, promoções, relações públicas, marketing direto, eventos, merchandising, marketing digital e patrocínios, além de criar condições para a compreensão e gerenciamento do processo de comunicação integrada.

Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
A oferta de profissionais habilitados a trabalhar diretamente ou em parceria com essa nova área de mercado ainda é escassa. O Terceiro Setor - a esfera de atuação pública, não estatal, sem fins lucrativos, no sentido comum – ainda se apresenta em estágio inicial à Sociedade Brasileira. A abordagem da disciplina pretende se voltar aos novos desafios da comunidade corporativa através da visão Social e Ambiental. Aplicação de debates e estudos de caso sobre o tema.

Mídia Training e Redação Empresarial
Aplicação de técnicas de comportamento e comunicação com a imprensa. O objetivo é o de preparar o profissional para momentos de confronto e gerenciamento de crises. Conceitos como Imagem e Reputação devem trilhar caminhos para transformar a mídia e a sociedade em aliadas nas ações das empresas, por meio de uma política de diálogo, transparência e coerência. A qualidade redacional tem papel fundamental nesse processo e requer conhecimento especializado.

Marketing de Guerrilha e Eventos
A grande variedade de canais de comunicação com o consumidor e a saturação de algumas mídias tradicionais traz a necessidade de procurar meios diversificados e novos formatos de comunicação com o mercado, Desta forma, abordamos o marketing de guerrilha e os eventos, que por meio do entretenimento e do lazer configuram mais um ponto de contato da marca/produto com o consumidor, criando comunidades de interesses, que irão compartilhar interesses comuns da marca, transportando sutilmente ou até muito explicitamente as mensagens mercadológicas, dentro do contexto de uma economia dinâmica.

Redes Sociais
Muitos sites institucionais brasileiros são meros “brochureware”, e as intranets também são muito pouco exploradas no Brasil. Os portais corporativos podem ser aproveitados como fontes de informação e aprendizagem sobre clientes, funcionários, gerência e socialização do conhecimento, relacionamento com fornecedores e parceiros, comunicação e marketing interno, entre outros. O estudante verá como utilizar estes veículos para moldar um forte elo com seus diferentes públicos e, assim, ganhar vantagem competitiva.

Branding
Branding é o conjunto de ações ligadas à administração das marcas visando levá-las além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura. Consiste em buscar a otimização do valor desta em relação ao faturamento gerado.

Marketing de Serviços
Esta disciplina abordará como criar estratégias de marketing para posicionar o serviços de uma organização e alavancar suas vendas, agregando valor na prestação de serviços, definindo um sistema eficiente para a entrega dos serviços e estabelecendo critérios de avaliação de satisfação dos clientes.

Gestão de Produtos
Esta disciplina trabalhará aspectos decisórios na comunicação e venda de produtos; como planejar a comunicação de novos produtos de acordo com a composição do portfólio de produtos da organização, avaliando e administrando seu posicionamento. Trabalha também questões referentes à comunicação durante o Ciclo de Vida do Produto, buscando espaço privilegiado na mente do consumidor em um determinado mercado.

Comunicação Corporativa
Discutir a função estratégica do processo de comunicação, abordando a importância do posicionamento e da formação da imagem institucional é o foco dessa disciplina, que pretende (i) explorar a teoria da convergência das imagens de marcas e institucional como fator de diferenciação da empresa junto ao mercado e (ii) abordar a nova natureza das marcas e da propaganda como agentes para a formação da imagem da empresa. O diferencial começa de dentro para fora e se sustenta na comunicação coerente e corretamente gerenciada.

Comunicação no PDV
Pesquisas mundiais comprovam que mais de 80% da decisão de compra do consumidor é feita no PDV. Técnicas tradicionais de comunicação visual já não estimulam à decisão. É necessário ir mais longe e transformar o ato de compra em vivência positiva, de acordo com as características de cada formato de varejo.

Orientação para o TCC - Plano de Comunicação
Nossa metodologia privilegia a visão sistêmica e a aplicação prática, ao substituir a tradicional monografia, por um Plano de Comunicação, aplicando os conhecimentos de cada uma das disciplinas durante o curso. A apresentação dos projetos desenvolvidos durante a disciplina de Planejamento de Comunicação é feita a uma Banca formada por professores que sejam profissionais de mercado. Os trabalhos são avaliados segundo critérios (aplicação de conceitos, metodologia na recomendação de estratégias, viabilidade de operacionalização) utilizados por empresas tanto contratantes como prestadoras de serviço.

 voltar ao topo 


DOCENTES

1000
1013
1015
1018
1027
1029
1054
1056
1057
1064
1067
1112

 voltar ao topo 


INVESTIMENTO




visite o blog do igec
Visite o nosso Canal no You Tube Visite o Flickr Visite nosso Twitter Visite o Blog do IGEC Visite nosso perfil do Facebook Visite nosso perfil no Orkut
Visite nosso Twitter Visite o Blog do IGEC Visite nosso perfil no Facebook Visite nosso perfil no Orkut