DROPS Comunicação: Wise Up e sua perda de foco
Por Sidônio Macedo*
A Wise Up é uma escola de inglês que, há alguns anos, entrou no mercado, incialmente posicionada como top. Teve como primeiro rosto a linda Bruna di Túlio. Depois, já com o ator Rodrigo Santoro, reforçou sua proposta: seriedade e rapidez. Seria uma escola que atenderia adultos e ensinaria inglês em 18 meses. Destacou sempre que o aluno adulto não teria que conviver com adolescentes no ambiente de ensino.
![]() |
| Bruna di Tulio e Rodrigo Santoro: campanhas com foco no tempo. |
No momento, o que se vê é uma instituição que parece, não estar lutando não para se reposicionar, mas para destruir sua imagem e reputação com posturas contrárias às que tinha até então. Total descontrução da reputação já conquistada.
A primeira “supresa” da Wise Up foram campanhas em mobiliário urbano informando o lançamento do Wiseup Teen. É o melhor estilo faça o que eu falo, não faça o que eu faço. E regado a Felipe Neto e Fiuk como garotos propaganda, agora a escola que só foca (ou focava) o público adulto quer os adolescentes em turmas especiais.
Vale lembrar que o filho de Fábio Jr é um dos mais criticados pelo vlogueiro. Já trocaram farpas no Twitter, inclusive. Ok, ambos são fenômenos teen, mas a divergência de ideias fica clara a todo tempo. Alguém acredita que um curso som expertise em ensinar “adultos” será melhor para as mentes dos jovens de hoje em dia?
E para não deixar passar em branco, o melhor (do pior) ficou para o final. A nova campanha de TV da Wise Up tem como garoto (ou garota?) propaganda o nada sério Fábio Porchat. Alguém consegue pensar em algo que fica mais distante da imagem da Bruna di Tulio ou do próprio Santoro? A conotação da peça é de propaganda de sabão em pó, tentando provar que é mais caro mas, no final, sai mais em conta. E OMO deveria agradecer a lembrança.
Segundo Sandro Serzedello, Diretor de Marketing do Ometz Group, detentor da marca Wise Up “Santoro continua na parte institucional da marca, traduz a mensagem de que o inglês é fundamental para a ascensão profissional. Porchat vem com a pegada mais comercial, instigando os telespectadores a fazer as contas”.
A própria empresa tentando explicar o uso de pessoas com imagens tão adversas e mudanças tão sérias e radicais de foco já prova uma falha visível na concepção da mudança e da forma de comunicá-la.
Se é preciso explicar muito significa que não está sendo convicente nem para a própria Wise Up. Se a coisa seguir por este caminho, tendo a ter pouca dúvida de que a Wise Up vai sucumbir, graças à própria falta de foco, em pouco tempo.
Enquanto isso… Um cocorrente lança campanha tendo Bruce Willis como garoto propaganda, em filme bem humorado de olho no público jovem, que sempre atendeu, e no qual mantém o foco há décadas. E fique claro que isto não é patrocinado.
Fonte: http://www.sidonio.com.br/p/que-e-o-sidonio.html
*Sidônio Macedo é Pós-Graduado na 5a turma de Gestão Estratégica de Comunicação (IGEC/FACHA – 2010) e Publicitário em formação. Atua como Analista e Consultor de Sistemas Front Office e BackOffice.
As opiniões aqui contidas refletem unicamente o pensamento do autor.
| Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por claudio em 15 de fevereiro de 2011 às 11:51, e está arquivado em O que fazem nossos alunos?. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site. |




há 2 anos atrás
A proposta do Adulto ainda é exatamente a mesma, qualidade de ensino não cai, a propria empresa é uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, isso se não for a que MAIS investe.
O público teen tem uma metodologia a parte, horários a parte, tudo foi pensado para não agredir os públicos diferentes.
A wise up conquistou o público mais exigente, o público adulto com qualidade, hoje com a força da marca é possível trabalhar o teen, metodologia superior a todos os cursos atuais para adolescentes, a famosa marca que usou o Bruce Willis para fazer a propaganda, é mais uma das que demoram, 4-5-6 anos para ensinar o idioma, ENSINA, mas demora, é cansativo e massante, não é só a propaganda que faz a escola e sim um conjunto ao todo.
Qualidade de ensino, preço justo, aluno motivado e gerando resultado, isso é uma escola de verdade.
A maioria das escolas ganham alunos no PREÇO, diferente da wise up que está entre as de alto padrão e ganham em qualidade o público mais exigente, pesquise mais sobre o metodo e opiniões dos alunos.
Um abraço.
Leandro Morales, aluno do intermediario 03 da wise up Alphaville.
há 2 anos atrás
Honestamente, não vejo grande vantagem na Wise Up. Sua qualidade de ensino não faz juz ao preço e, ao fim dos 18 meses, o aluno não está tão preparado quanto o que estudou 4 ou 6 anos em outra instituição de ponta.
No último módulo da wise up, aprendi o que vi no intermediário 2 da Wizard. E, quanto à propaganda, como estudante de Administração e Marketing, sou obrigada a concordar que a instituição está tornando confusa sua imagem externa.
Considero a Wise Up no mesmo nível do “cursinho comunitário” da UERJ: Não é ruim, mas também não é tão bom quanto eles acham que são.
Viviane Siqueira.
há 1 ano atrás
DESCORDO DE TUDO!!!!….A WISE UP É TUDO DE BOM!!!!..PROCURE SABER MAIS SOBRE A METODOLOGIA E O TRABALHO SÉRIO E FEITO COM MUITO CARINHO PELO GRUPO OMETZ!!!!
há 1 ano atrás
Como o Leandro falou, a proposta da Wise Up Executivo continua a mesma. A Wise Up faz parte de um grande grupo, com várias escolas de idiomas, cada um com um foco e uma proposta.
Tem a Wise Up Executivo (A do Rodrigo Santoro), com a proposta simples: Inglês em 18 meses para adulto, ambiente de seriedade.
A wise Up Teens é algo à parte. Público diferente, metodologia diferente, horários completamente diferentes, material completamente diferente. O foco é o público teens apenas.
E há ainda outras escolas do mesmo grupo: A Wise Up Offshore, a You Move (que dura um pouco mais de tempo que a Wise Up Executivo e com um público-alvo diferente), a Go Getter (Que ensina basicamente inglês comparativo) e várias outras empresas. Uma não deve ser confundida com a outra. É como achar que a SBT é a única empresa do Silvio Santos.
há 1 ano atrás
Se o teórico que escreveu esse texto sabe do que esta falando , me explica como na prática a wise up dobrou de tamanho e se tornou o maior anunciante de educação do País?
há 12 meses atrás
”Enquanto isso… Um cocorrente lança campanha tendo Bruce Willis como garoto propaganda, em filme bem humorado de olho no público jovem, que sempre atendeu, e no qual mantém o foco há décadas. E fique claro que isto não é patrocinado.”
Comparar a Wiseup com este ”cursinho” foi o cúmulo ¬¬’
há 11 meses atrás
Aluno da wise up com certificado de proficiencia internacional (ielts, toefl, cpe,michigan) existe? Alguém viu? Eu nunca. Quer excelência de verdade,procure uma escola seria que cumpre o que promete.
há 11 meses atrás
Ridiculo a analise de um camarada que não é aluno e não sabe nada. Adoro a escola que eu estudo, a proposta teens é outro material, outra metodologia e outros horarios estudo e nunca nem vi um adolescente na escola. Meu querido vc deve ser concorrente, pois ta criticando sem saber nada hahahaha